A Unilever Brasil está em uma nova casa. Na zona Sul da capital paulista, o novo escritório abrange oito andares divididos em diferentes tipos de salas e espaços para que os 1.500 funcionários trabalhem de maneira mais colaborativa, em uma sede mais sustentável e inovadora.
“A gente tinha um objetivo de mudar de sede para reforçar todos os nossos pilares de sustentabilidade, de agilidade e de inovação tecnológica. A nova sede traz muito dessa questão de inovação, traz muito do ambiente do consumidor aqui para dento, traz muita tecnologia, tudo isso para facilitar a vida dos nossos funcionários”, explica a vice-presidente de Recursos Humanos, Luciana Paganato.
Exatamente por isso, somente 65% das mesas são fixas no escritório, todos os outros espaços possuem mesas, sofás, cadeiras e até paredes retráteis para que cada colaborador possa fazer reuniões ou trabalhar da maneira que se sentir mais confortável.
Para permitir essa liberdade, cada colaborador possui um laptop e um telefone celular, ao invés de um desktop e um telefone fixo. No fim do dia, todo o material de trabalho pode ser guardado em um armário, única parte da empresa que o colaborador pode “chamar de seu”.
Além disso, existem salas de reunião equipadas com tecnologias colaborativas, que permitem a presença de pessoas de outras filiais da Unilever ou de outras empresas participem de discussões sem que precisem estar no escritório. O mesmo acontece no auditório, que pode ser modelado de acordo com a necessidade de cada evento.
“A gente incluiu áreas modulares e um dos conceitos é o uso das tecnologias para incentivar a colaboração. As salas possuem videoconferência e capacidade de broadcasting que passam por todo o prédio e outros lugares”, comenta o diretor de tecnologia da Unilever Brasil, Francis Castro.
A tecnologia ajuda, também, na sustentabilidade. É o caso das conexões, feitas quase em sua totalidade via Wi-Fi. Com isso, além da mobilidade, há redução da produção de lixo, já que não foram usados cabos.
Grande parte do escritório possui luz natural, pois a fachada é inteira de vidro e, quando necessária, a luz artificial é inteira de luz LED. Essa mudança, além de outras, permitiu a redução de 30% no consumo de água e luz, se comparada à outra sede.
Quem tem filhos pequenos não precisa se preocupar. A Unilever criou um berçário e um playground para crianças de até dois anos de idade, para que tanto as mães quanto os pais possam deixá-los enquanto trabalham. No total, a empresa pode cuidar de até 40 crianças ao mesmo tempo.
Um dos destaques fica para a Garagem de Inovação, que permite que os colaboradores testem novas tecnologias dentro da própria casa. No espaço, estão presentes impressoras 3D, óculos de realidade virtual e outros à disposição daqueles que queiram pensar em novos produtos e serviços. Para Luciana, essa é uma maneira da empresa incentivar a tentar inovações e, no caso de falhas, ter um custo menor.
Foto: Divulgação
Comments