Grande parte das mulheres descobre que estão grávidas em casa ou em algum outro local de confiança. Isso acontece porque os testes de gravidez são amplamente disponíveis em farmácias e drogarias, ajudando-as na urgência de descobrir se realmente estão grávidas ou não.
“Elas pode realmente se autoconhecer e ter uma avaliação mais rápida, ainda que esses testes sejam uma avaliação inicial. Posteriormente, é necessário que haja um acompanhamento com o médico, mas ajuda no autoconhecimento. É importante que as consumidoras saibam que esse tipo de produto existe e está disponível, principalmente se buscam uma alternativa mais rápida, não têm condição ou têm receio de procurar um médico”, explica a farmacêutica responsável da empresa Confirme, Dra. Adriana Juliani.
Como os testes permitem um resultado rápido e simples, faz a diferença para pessoas que não possuem convênio médico e demorariam a ter acesso ao exame de sangue, por exemplo. Além disso, permitem que as mulheres melhorem rapidamente seus hábitos, como alimentação, consumo de álcool, entre outros.
O teste funciona de maneira simples. A partir de uma amostra de urina, detecta a presença do hormônio hCG (Gonadotrofina Coriônica Humana). Este é o hormônio que aumenta durante os primeiros três meses de gravidez. Além disso, já existem testes que revelam de quantas semanas a mulher está grávida.
“O procedimento dos dois testes é muito parecido, ambos detectam a presença do hormônio hCG. Porém, o teste de semanas consegue, com três faixas reativas diferentes, detectar quanto de hCG está presente, determinando se a mulher está grávida de uma, duas, três ou mais semanas”, ensina Adriana.
Fonte: Guia da Farmácia edição 305 – Por Laura Martins Foto: Shutterstock
Comments