A maioria das mulheres culpa suas escolhas de estilo de vida pelos sinais e sintomas de distúrbios da tireoide e os aceita como parte da rotina delas, de acordo com uma pesquisa global encomendada pela Merck. Quase metade das entrevistadas (49%) disse se sentir cansada/lenta todos os dias ou sentir-se agitada e/ou com dificuldade para dormir.
“É importante lembrar que se sentir cansado ou lento e sentir-se inquieto ou ter dificuldades para dormir pode ser um sinal de que a glândula tireoide não está funcionando corretamente. Esses distúrbios podem ser difíceis de reconhecer, porque a tireoide controla muitas funções diferentes do corpo”, explica a endocrinologista e membro do corpo diretivo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Dra. Laura Ward.
Ou seja, quando a tireoide não funciona corretamente, pode levar a uma grande variedade de sintomas comuns, como ganho ou perda de peso, cansaço, irritabilidade, falta de concentração e dificuldade para dormir.
Outro ponto importante do estudo revelou que praticamente um terço das mulheres não conseguiu explicar o que são os distúrbios da tireoide e que a maioria desconhece que uma glândula tireoide insuficiente é mais comum em mulheres do que em homens e a incidência aumenta conforme a idade.
Fonte: Assessoria de Imprensa Merck (Imagem CorporativA) Foto: Shutterstock
Comentarios