O Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram em 21 de junho último, em Brasília, uma plataforma de ensino à distância de desenvolvimento profissional em pesquisa clínica.
O foco da nova plataforma é capacitar Centros de Pesquisa Clínica de todo o Brasil para o cumprimento das Boas Práticas Clínicas e normas relacionadas. “A ABDI tem interesse nessa plataforma, por considerar que a indústria farmacêutica é uma indústria pujante em nosso País e a pesquisa clínica suporta o desenvolvimento dessa indústria”, explicou o presidente substituto da instituição, Miguel Nery.
O E-learning em Pesquisa Clínica conta com o apoio do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação.
“Essa iniciativa está alinhada com o plano de ação [do Ministério da Saúde]”, afirmou a coordenadora de Pesquisa Clínica do Ministério da Saúde, Patricia Boaventura. “É muito bom ver as instituições se unindo para que a gente possa melhorar a capacidade do Brasil em desenvolver e atrair estudos.”
Para o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, o País precisa aprender a fazer mais e melhores pesquisas clínicas. “Precisamos ser mais ágeis na aprovação de pesquisas; [com o E-learning]vamos transmitir aos Centros que fazem pesquisa no Brasil a forma de fazer isso com mais facilidade e profundidade”, finaliza.
Fonte: Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma) Foto: Divulgação
Bình luận