As 26 redes de farmácias afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) movimentaram R$ 44,41 bilhões no ano passado, crescimento de 8,96% em relação a 2016. Embora representem 9,2% do total de 76 mil farmácias no Brasil, as redes associadas concentram mais de 41% do faturamento do setor.
De acordo com o presidente executivo da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, o constante investimento em logística, distribuição e abertura de novas lojas é o principal responsável pela expansão do grande varejo. “A capilaridade e o maior poder de negociação com a indústria permitem comercializar produtos a preços mais competitivos. Além disso, devem-se considerar as estratégias para reter os clientes, como programas de fidelidade, e-commerce e sistemas de TI para mapear hábitos de consumo”, acrescenta.
Durante o ano de 2017, os medicamentos, especialmente os de prescrição médica, mantiveram-se como principais impulsionadores do resultado. O comércio de fármacos totalizou R$ 30,23 bilhões, crescimento de 9,34% em comparação aos doze meses anteriores. Já a venda de não medicamentos chegou a R$ 14,17 bilhões – um acréscimo de 7%.
Fonte: Assessoria de Imprensa Abrafarma (Scritta) Foto: Shutterstock
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