A rede de supermercados Albertsons, que neste ano se fundiu com a rede de farmácias Rite Aid, reconhece as habilidades clínicas dos farmacêuticos e continua expandindo-as. Tanto que, no centro da estratégia das lojas, está o atendimento ao paciente – e no centro de desses esforços, estão os farmacêuticos, que foram capacitados a colocar sua educação e habilidades clínicas significativas no trabalho.
A rede percebeu, desde o início, que era fundamental garantir farmacêuticos com poder de fornecer serviços clínicos para construir relacionamentos e lealdade com os pacientes. “Nossa prioridade é nos tornarmos mais acessíveis ao paciente, remover o atrito e melhorar seus serviços de saúde com qualquer projeto que possamos fazer”, disse o vice-presidente de serviços farmacêuticos da Albertsons, Dan Salemi. “Isso impulsiona as vendas incrementais, o que é ótimo, mas também cria essa relação com um paciente e o mantém em nossas lojas. Cuidar desse paciente e ser capaz de nos diferenciar da concorrência vai compensar a longo prazo”, apontou.
Serviços prestados
Serviços como gerenciamento de terapia medicamentosa, revisões abrangentes de medicamentos, gerenciamento de diabetes e imunizações são um alicerce da estratégia da Albertsons. “O que uma vez foi “meu hobby” agora é padrão”, disse o vice-presidente de especialidade e bem-estar de pacientes, Brian Hille.
A Albertsons foi a primeira grande cadeia nacional a oferecer imunizações no final dos anos 90, e desde então, fez questão de garantir que permaneça na vanguarda dos serviços que suas farmácias podem oferecer. No que diz respeito às vacinas, em 2017, devido a uma lei de Idaho, a Albertsons e a faculdade de farmácia da Universidade Estadual de Washington treinaram o primeiro técnico de farmácia do País a administrar imunizações. Além de adicionar novos colaboradores ao time, deixando os farmacêuticos com mais tempo para outros serviços clínicos, a oferta fez com que esses profissionais estivessem mais interessados no trabalho. “Quando você vai falar diretamente com eles na loja e pergunta como eles estão indo, eles adoram”, disse a diretora de operações de farmácia na região Intermountain de Albertsons, Nikki Price.
Outro diferencial no qual a Albertsons se destaca é a administração de injetáveis de ação prolongada, um serviço que começou no Texas há cerca de sete anos e expandiu-se. Nos estados em que os farmacêuticos podem realizar esse serviço, eles são prestados em uma sala de consulta particular. Com esses medicamentos, que incluem tratamentos de osteoporose, recuperação de opiáceos e tratamentos de saúde mental, poder ir até a loja local é mais do que simplesmente uma maior conveniência, melhora a adesão. “Normalmente o paciente vai a uma clínica de saúde mental ou a uma clínica de recuperação e há muito estigma associado a esses lugares”, comentou Hille.
Valorização profissional
A chave para habilitar todos esses serviços, disse Hille, foi garantir que o tempo de um farmacêutico não seja totalmente ocupado por deveres administrativos. “Damos a esses profissionais um esboço que informa como realizar o serviço e permite que eles usem sua educação, treinamento e relacionamentos com os pacientes para mudar comportamentos. Na minha opinião, é assim que os farmacêuticos melhoram o atendimento ”, disse Hille. “Farmacêuticos foram à escola para obter resultados clínicos e eles têm grandes habilidades clínicas, então por que não utilizá-los?”
Fonte: DrugStore News
Foto: Shutterstock
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