A Raia Drogasil é uma das varejistas que não foram atingidas pela crise no consumo. Desde 2015, quando a recessão instalou-se, até o fim do ano passado, a receita e o lucro tiveram alta de aproximadamente 50%. No fim de 2017, a rede valia R$ 30,3 bilhões. Porém, desde janeiro esse cenário mudou e o grupo RD perdeu R$ 7,8 bilhões em valor de mercado, ou um quarto do apurado no fim de 2017.
O primeiro sinal amarelo foi acionado após a divulgação de números do quarto trimestre de 2017, quando especialistas começaram a buscar as razões para as vendas de lojas maduras e a margem bruta não estarem indo tão bem quanto antes.
Especialistas dizem que, além do acirramento da disputa no setor, há o movimento de desaceleração nos reajustes de medicamentos, como reflexo da queda da inflação após 2016. Aumentos ajudam a “turbinar” receita e margens.
Em nota enviada ao Valor, o grupo disse que o momento atual reflete “flutuações de curto prazo” no preço das ações. “Tanto par acima como para baixo, [essas flutuações]são absolutamente normais”.
Para a empresa, “o varejo farmacêutico continuará crescendo a taxas expressivas por mais de uma década em função do envelhecimento da população”. “Por ser mercado fragmentado, no qual temos uma participação de apenas 12%, ele também nos oferece uma significativa oportunidade de consolidação”.
Fonte: Valor Foto: Shutterstock
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