O Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para incrementar as vendas da categoria de beleza masculina, que se encontra em pleno crescimento. Segundo dados do Euromonitor International, divulgados no Relatório de Inteligência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) sobre Beleza e Bem-Estar (março/2018), até 2021, o Brasil deve liderar as vendas do mercado mundial nesse segmento, ultrapassando os Estados Unidos, que lideram o ranking global atualmente. A movimentação deve chegar na casa dos R$ 26 bilhões.
Dessa forma, aqui estão quatro dicas para incrementar suas vendas no Dia dos Pais, de acordo com a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso:
1. Explorar a exposição
Na hora da exposição, vale apostar na visibilidade da categoria para a data. O primeiro passo é agrupar todos os produtos da categoria de Higiene & Beleza (H&B) masculinos em um mesmo local. Além do ponto natural, podem ser explorados os pontos extras, cubos ou caixas promocionais. “Produtos com maior percepção de presente, como colônias, loções e cremes para barba, devem ser arrumados também em pontas de gôndolas com uma ótima sinalização
2. Oferecer soluções ao cliente
As loções e os cremes de barbear, por exemplo, iniciam a seção, seguidos dos aparelhos para barba: a probabilidade de fazer vendas associadas pelos próprios clientes é grande. Assim como outros itens. “Relações como essas não devem ser feitas apenas nessa data, mas o ano todo.
3. Desenvolver kits presenteáveis no Dia dos Pais
O farmacista precisa se conscientizar de que a farmácia também pode ser um local de venda de presentes. Grandes fabricantes possuem um calendário promocional anual e desenvolvem kits promocionais com seus principais produtos masculinos por meio de promoções. Também é essencial oferecer embalagens para presente compatíveis com as do mercado. Algumas sugestões de kits são: pós-barba ou sabonete líquido + desodorante; pomada para os cabelos + pente de madeira. Além disso, a farmácia também pode oferecer algum benefício a partir de um determinado valor de compras, como um ingresso de cinema.
4. Desenvolver uma boa ambientação de loja no Dia dos Pais
Uma vez garantidos o sortimento adequado e a disponibilidade do produto nas gôndolas, também é essencial chamar a atenção do cliente e inspirá-lo a desejar e querer comprar. Isso envolve integrar ambiente, comunicação, equipamentos, serviços e produtos, considerando cada etapa da jornada de compra do cliente. Dessa forma, pode-se ambientar a loja e destacar os produtos, sinalizando e explorando os materiais de ponto de venda (PDV).
Foto: Shutterstock Fonte: Guia da Farmácia
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