Como fazer com que o cliente se sinta bem dentro da loja? Como fazer com que ele prefira o seu estabelecimento ao do concorrente? Como proporcionar uma boa experiência de compra e principalmente: como fazê-lo voltar sempre e ainda indicar a loja a outras pessoas? Essas podem ser as perguntas que mais tiram o sono do varejista. E a solução é um a ferramenta pouco conhecida ou utilizada: o merchandising.
Apesar de o merchandising ser reconhecido pela maioria da população como uma maneira de apresentar produtos e serviços inseridos nas tramas de novelas, séries e filmes, ou ainda, pelo endosso de artistas ou formadores de opinião em programas de auditórios ou mesmo em programas de rádio é no ponto de venda (PDV). Para a farmacêutica especializada em marketing de varejo da Ferrara Soluzioni, Tatiana Ferrara Barros, o merchandising pode ser definido como uma ferramenta do marketing que ocorre somente no PDV e que tem por objetivo construir um ambiente voltado para os consumidores, utilizando um conjunto de técnicas que aumentam a visibilidade dos produtos e que influencie as decisões de compra, contribuindo para o aumento das vendas da empresa.
Sempre que possível o merchandising deve ser planejado e aplicado em conjunto com os fornecedores parceiros, mas principalmente da maneira que melhor atraia e agrade aos clientes. As técnicas, de acordo com Tatiana, englobam a criação de decorações em épocas específicas (sazonais), exposição dos produtos nas gôndolas, disposição das categorias nas gôndolas, o layout da loja, definição da fachada, mobiliário, cores utilizadas na loja, enfim, tudo aquilo que interfere na atmosfera do local, trabalhando com os sentidos dos clientes, como a audição, visão, tato, olfato e até o paladar.
Fonte: Essencial, edição 69, reportagem Vivian Lourenço Foto: Shutterstock
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