top of page
Foto do escritorPRYMME DISTRIBUIDORA

Projeto no Ceará exige enfermeiros para aplicação de vacinas em farmácias


Um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) determina que todas as farmácias que aplicam vacinas na capital passem a contar com uma equipe de enfermagem. Segundo o representante do Conselho Federal de Farmácia no Ceará (CRF-CE), Luís Cláudio Mapurunga, há uma série de irregularidades no projeto.


Para ele, somente a União poderia legislar sobre o assunto, já que se trataria de matéria trabalhista. Ele afirma, também, que um decreto presidencial dá aos farmacêuticos poder para ministrar vacinas.


O executivo esteve na Câmara conversando com vereadores sobre o assunto. Porém, como o projeto já foi aprovado, aguardando apenas a votação em redação final, a entidade deve apelar à Procuradoria-Geral do Município (PGM) e ao Paço Municipal para o texto seja vetado.


“(O texto) é para evitar que pessoas que não têm essa habilidade, essa competência por lei federal, possam vacinar nossos filhos, filhas, familiares”, defendeu o vereador Márcio Cruz (PSD), autor do projeto. O vereador disse esperar, inclusive, que os outros municípios do Estado sigam o exemplo da Casa.


A proposta foi feita após a mobilização do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE). De acordo com a entidade, com a aprovação, Fortaleza será a primeira capital a ter lei específica com tal prerrogativa da enfermagem.


Fonte: Diário do Nordeste Foto: Shutterstock

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page