A digitalização do comércio já é uma realidade e vem ganhando espaço a cada dia. Hoje, as compras e vendas on-line já estão presentes em todos as áreas do varejo e obrigam o setor farmacêutico a se adequar a essa nova geração de consumidores.
O público está sempre conectado e essa realidade não é diferente durante a sua jornada de compra. Assim, melhorar a conectividade entre os canais é o primeiro passo para proporcionar a experiência de compra perfeita.
O consumidor deve encontrar a mesma praticidade e informações da loja física, no e-commerce e no Aplicativo (app)e vice-versa. Interrompendo assim as ações isoladas e criando um discurso único. “A mensagem será a mesma, mas ela deve ser escrita adequando-se às diferentes plataformas e aos diferentes públicos”, afirma o fundador, coordenador e professor do Núcleo de Varejo e do Programa Retail Farma Lab IQVIA da ESPM, Ricardo Pastore.
“A farmácia não é mais uma mera dispersora de medicamentos. Hoje, a farmácia é relacionada a saúde e bem-estar. Devemos aproveitar isso para criar uma jornada de compra sem fricção, oferecendo produtos variados e aproveitando todas as oportunidades de vendas”, afirma o diretor da Consumer Health Business Unit do IQVIA, Rodrigo Kurata. “Aprender a atender esse novo consumidor é um dos desafios do varejo farmacêutico”.
Criando a experiência de compra perfeita: Compre on-line e retire no ponto de venda
O valor do frete, o tempo de entrega e a possibilidade de realizar o pagamento na retirada do produto, são fatores que vêm impulsionando o serviço de compras on-line e retiradas em loja. Assim, aumentando o fluxo de clientes que saem do on-line para a loja física. A facilidade desse serviço deve ser aproveitada e divulgada através da comunicação visual da loja. “Ao entrar na drogaria para buscar um produto comprado on-line, o cliente gasta, em média, 50% a mais do que o tíquete do produto comprado inicialmente”, afirma a empreendedora, professora e co-fundadora da startup Neomode, Fabiola Paes. “Contudo, para uma jornada de compra perfeita, além de se adequar a essas novas tecnologias, todos os canais devem estar integrados”.
Outra dica é manter a rotina e o controle do inventário, conferindo diariamente ou semanalmente os estoques. Assim, garantindo que o estoque físico e on-line estejam sempre alinhados.
“Além disso, a loja deve ser autoexplicativa. Dessa forma, garantindo que o cliente não tenha dúvidas durante a jornada de compra e não desista dos produtos”, complementa Fabiola.
A digitalização da experiência de compra e o formato das Drogarias 4.0 foram alguns dos temas abordados na Arena Verde, da 6ª edição do Abrafarma Future Trends, que acontece hoje (03/09) e amanhã (04/09), no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).
O Guia da Farmácia está presente no evento e você pode acompanhar a cobertura completa através do Instagram https://www.instagram.com/guiadafarmacia/.
Foto: Guto Marcondes Fonte: Guia da Farmácia
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