Com a utilização dos diagramas que compõem a análise SWOT, você entenderá as principais características da sua farmácia e do mercado e, assim, elaborará um planejamento de negócios.
A sigla SWOT significa, em inglês, Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
As forças e fraquezas apresentadas na análise SWOT são fatores internos da farmácia e as oportunidades e as ameaças têm relação com os fatores externos ao seu negócio.
Desse modo, em cada um dos quadros da sua análise SWOT, você precisa listar todas as características para, a partir disso, estudar o que pode melhorar na gestão da sua farmácia.
O primeiro passo para montar uma boa análise SWOT é fazer um diagrama separado em quatro partes. Em cada quadro, você deve colocar as categorias referentes à sigla SWOT.
Como montar uma análise SWOT para a farmácia
Desenhe um quadrado simples em um papel e separe-o em quatro partes. Na parte superior, à esquerda, coloque todas as forças do seu negócio, e à direita, coloque as fraquezas. Na parte inferior da sua análise SWOT, escreva as oportunidades e, depois, as ameaças que você enxerga hoje no mercado em que você atua.
Como preencher as forças e fraquezas da análise SWOT
As forças e fraquezas são consideradas fatores internos da sua farmácia. Assim, em relação às “forças”, você precisa encontrar os pontos positivos do seu negócio.
Para saber o que incluir nesse painel, tente responder a algumas perguntas:
– Qual é o seu diferencial frente à concorrência? – O que os clientes mais elogiam na sua farmácia? – Quais são os indicadores positivos que sua farmácia registrou no último mês?
Em relação às “fraquezas”, você precisa listar os aspectos do seu negócio que precisam ser melhorados como, por exemplo:
– O que os clientes mais reclamam na minha farmácia? – Quais são os indicadores com índice mais baixo que eu tenho? – Quais são os processos que geram maior carga de trabalho?
Como preencher as oportunidades e ameaças da análise SWOT
As oportunidades e ameaças da sua farmácia são os fatores externos do seu negócio, ou seja, tudo que está relacionado ao mercado e à concorrência.
Assim, para preencher o campo das “Oportunidades”, você precisa encontrar os potenciais que você precisa explorar na sua região. Para ajudar você a pensar um pouco sobre isso, tente responder a algumas perguntas:
Quais lançamentos eu posso incluir no meu mix de produtos?
Que mudanças eu posso implementar para melhorar a experiência de compra dos clientes?
Quais valores agregados eu conseguiria incluir nos produtos e serviços oferecidos na farmácia?
Em relação às “Ameaças”, é necessário que você encontre os fatores positivos na concorrência. Assim, você saberá quais são os aspectos que você precisa estar atento e melhorar na sua farmácia. Você pode responder a algumas perguntas como:
Quais são as ações que a concorrência consegue atrair muitos consumidores?
Como são as drogarias que inauguraram próximo à minha?
Quais são os elogios que os consumidores fazem das concorrentes?
Faça uma análise detalhada das informações
As perguntas que colocamos aqui são apenas sugestões para você iniciar a análise SWOT da sua farmácia. Isso porque há muitas outras informações que você pode coletar e utilizar no seu diagrama.
Além disso, é importante que você tenha muita atenção ao preencher a sua análise SWOT. Faça esse trabalho com calma, preencha um quadro de cada vez e busque o máximo de informações possíveis referentes ao aspecto pesquisado. Com uma boa análise SWOT da sua farmácia, você conhecerá o seu negócio, bem como o mercado em que você atua com muito mais profundidade.
Desse modo, com um conhecimento mais abrangente, você poderá planejar estratégias mais assertivas para melhorar a sua competitividade e prosperar no varejo farmacêutico.
Foto: Shutterstock Fonte: Farmarcas
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