A Pfizer e a Array BioPharma anunciaram hoje que firmaram um acordo de fusão definitivo sob o qual a Pfizer adquirirá a Array, uma empresa biofarmacêutica focada na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos para tratar o câncer e outras doenças de alta necessidade não atendidas. A Pfizer concordou em adquirir a Array por um valor total aproximado de US$ 11,4 bilhões. “A proposta de aquisição da Array fortalece nosso inovador negócio biofarmacêutico, deve aumentar sua trajetória de crescimento a longo prazo e prepara o terreno para criar uma franquia potencialmente líder do setor para o câncer colorretal, juntamente com a expertise da Pfizer em câncer de mama e próstata”, disse o diretor executivo da Pfizer, Albert Bourla.
Nos EUA, o câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum de câncer em homens e mulheres. Estima-se que 140.250 pacientes foram diagnosticados com câncer de cólon ou reto em 2018, e aproximadamente 50.000 são estimados para morrer da doença a cada ano. Mutações são estimadas para ocorrer em até 15% dos casos de câncer colorretal e representam um prognóstico ruim para esses pacientes.
O Array também traz uma ampla linha de medicamentos direcionados para o câncer em desenvolvimento, bem como um portfólio de medicamentos potencialmente melhores da categoria e/ou os primeiros da categoria, que devem gerar royalties significativos ao longo do tempo. “Estamos incrivelmente orgulhosos de a Pfizer ter reconhecido o valor que o Array trouxe aos pacientes e nosso notável legado descobrindo e avançando moléculas com grande potencial para impactar e estender a vida de pacientes com necessidades críticas”, disse o diretor executivo da Array, Ron Squarer.
Após o fechamento da transação, os funcionários da Array se unirão à Pfizer e continuarão a ser localizados em Cambridge, Massachusetts e Morrisville, Carolina do Norte, bem como a Boulder, Colorado, que se torna parte da rede de pesquisa e desenvolvimento de oncologia da Pfizer, além de La Jolla, Califórnia e Rio das Pérolas, Nova Iorque.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
Comments