Desligar um profissional da empresa não é algo agradável de se fazer, mas é preciso falar a respeito, ainda mais em época de crise. São raras as companhias que ensinam aos líderes os cuidados de como conduzir esse processo.
A coach de carreira, palestrante e professora dos cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas (FGV), Daniela do Lago, traz algumas dicas importantes para toda empresa e todo profissional que pode ter a dura missão de dispensar alguém:
1. A empresa deve construir uma política clara para as demissões, com o objetivo de evitar situações arbitrárias.
2. Nunca tome medidas precipitadas antes da demissão oficial, tais como cortar acesso do crachá de entrada ou retirar o usuário do sistema da intranet.
3. Faça um backup de todos os arquivos do funcionário antes de comunicar a demissão. É procedimento de segurança do patrimônio intelectual da organização.
4. Nunca comunique por telefone, mensagens, WhatsApp, e-mail ou telefone. A demissão deve acontecer olho no olho, assim como ocorre a admissão.
5. Convoque o demitido para uma reunião curta, cerca de dez minutos. Trata-se de um comunicado, não é uma negociação.
6. Dê a notícia na parte da manhã e de preferência numa segunda-feira.
7. Tenha sempre em mão todos os cálculos necessários para informar ao demitido.
8. Prepare-se para administrar a reação emocional do demitido. Se ele se descontrolar, mantenha-se calmo e não tente discutir.
9. Explique claramente o que precisa ser devolvido e o que pode ficar com o demitido.
10. Reconheça seu esforço e dedicação durante o tempo de empresa, mas nada de elogios excessivos.
11. Faça o colaborador assinar a documentação antes de deixar a sala.
12. Informe as pessoas da equipe imediatamente após conduzir a demissão, pois elas estarão comentando e preocupadas com o corte.
Fonte: coach de carreira, palestrante e professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas, Daniela do Lago Foto: Shutterstock
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