A obesidade cresceu entre os brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o problema aumentou 7,1% nos últimos dez anos. Em 2006, a população obesa representava 11,8%, chegando a 18,9% no ano passado. Atualmente, um a cada cinco brasileiros são atingidos pela obesidade.
O excesso de peso também aumentou 26,3% no período. Em 2006, o índice era de 42,6% e, em 2016, passou para 53,8%. A obesidade e o excesso de peso são calculados com base no Índice de Massa Corporal (IMC). De acordo com o IMC, pessoas acima do peso possuem índice igual ou maior que 25 e as que têm mais de 30kg/m² são classificadas com obesas.
A má alimentação e a falta de atividades físicas são os principais fatores responsáveis pelo aumento de peso e obesidade, segundo a nutricionista do Hapvida Saúde, Iraci Sabino. Os maus hábitos são cada vez mais comuns, também, entre as crianças.
“É cada vez mais comum crianças com quadro de hipertensão, diabetes de tipo 2 (que é adquirida), taxas de colesterol e triglicerídeos elevados. Tudo isso se deve a má alimentação, na maior parte das vezes. Daqui dez anos, se não forem cuidadas, essas crianças serão adultos com problemas de saúde sérios e até irreversíveis”, afirma.
Apesar dos piores números, o Ministério da Saúde identifica uma melhora gradual nos hábitos brasileiros, como a diminuição do consumo de refrigerante, que passou de 30,9% para 16,5%, e o aumento de atividade física, que passou de 30,3% para 37,6%.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Hapvida (CDN)
Foto: Shutterstock
Comments