Falar sobre falhas durante o sexo é um tabu entre os homens. Porém, o que a maioria deles não sabe é que o distúrbio tem ligação direta com a saúde física e psicológica. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a disfunção erétil afeta 30% dos brasileiros (15 milhões). Esse é o principal temor de 42% dos homens, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com a Bayer.
Apesar de o problema ocorrer normalmente com homens dos 40 aos 69 anos de idade, tem se tornado cada vez mais recorrente entre pessoas dos trinta e poucos anos. A disfunção acontece por causa dos maus hábitos e de uma rotina desregrada e estressante. Para esclarecer o assunto, o urologista e chefe do departamento de Andrologia da SBU, Dr. Eduardo Bertero, analisa alguns mitos e verdades sobre disfunção erétil.
Somente problemas psicológicos causam disfunção erétil? MITO. As causas podem ser físicas e psicológicas. Entre os problemas físicos estão a diminuição nos níveis de testosterona, obesidade, tabagismo, pressão alta, diabetes, colesterol elevado e sedentarismo. Já as causas psicológicas variam entre ansiedade, estresse e depressão. O excesso de álcool e cansaço também podem comprometer o desempenho sexual masculino.
O colesterol desregulado e a pressão alta afetam o desempenho sexual? VERDADE.Problemas no sistema circulatório impactam o desempenho, pois dificultam o fluxo sanguíneo para o pênis. O colesterol desregulado pode contribuir, por exemplo, com o acúmulo de placas de gordura na artéria peniana, restringindo o fluxo e comprometendo a ereção.
Pré-diabetes e diabetes podem contribuir com a impotência sexual? VERDADE.Níveis desregulados de glicose podem contribuir para o engrossamento da parede das artérias que irrigam o pênis. Clinicamente, mais de 50% dos homens que têm diabetes podem desenvolver impotência sexual.
Impotência sexual é sinal de andropausa? DEPENDE.A andropausa é a redução dos níveis de testosterona, mas isso não significa que todos os homens que tenham dificuldade em manter ereção tenham baixa produção de hormônio.
Existe solução para a impotência? VERDADE.Medidas como prática de atividade física, alimentação balanceada, consumo moderado de bebidas alcoólicas e parar de fumar influenciam positivamente o combate à impotência sexual, principalmente em quem tem causa física para o problema.
Fonte: Assessoria de Imprensa Bayer (Burson-Marsteller) Foto: Shutterstock
Commentaires