Quando se está no meio de um tratamento médico e surge um convite para uma grande festa de casamento ou para um aniversário, surge a dúvida: “a bebida alcoólica corta o efeito do medicamento? Posso tomar pelo menos uma latinha de cerveja ou uma dose de bebida destilada?”
Afinal, o álcool corta ou não o efeito dos medicamentos?
Todo medicamento é eliminado do corpo com um determinado tempo previsto. Como a bebida altera o metabolismo, a eliminação pode ocorrer antes ou depois do tempo, prejudicando o tratamento.
Tomar remédio e beber álcool faz mal?
Sim. A mistura dessas duas substâncias não é aconselhada, pois pode haver prejuízos a saúde do paciente e ao tratamento da doença.
Desse modo, não é indicado o consumo de álcool com remédios.
O que acontece se beber álcool tomando medicamentos?
A mistura de álcool com remédios pode potencializar o efeito do medicamento ou reduzi-lo, assim causando prejuízos ao tratamento.
Além disso, muitas vezes a mistura desses dois elementos pode sobrecarregar o fígado e outros órgãos, trazendo prejuízos a saúde do paciente.
Quantas horas depois de beber posso tomar remédios?
A farmacêutica Bruna Giannocaro explica que tudo depende do medicamento que está em uso e a patologia que está em tratamento.
Por exemplo, “no caso de analgésicos e anti-inflamatórios, deve-se esperar no mínimo 24 horas para ingerir bebida alcoólica. Em relação aos antibióticos, depende da classe farmacológica, pois já é possível ingerir bebida alcoólica no dia seguinte do término do tratamento ou até mesmo esperar por alguns dias, como no caso da Benzetacil, já que é um medicamento de ação prolongada”, diz Bruna.
No caso de medicamentos ansiolíticos e/ou antidepressivos, não é recomendando ingerir bebida alcoólica enquanto estiver em tratamento.
Além disso, o uso concomitante de álcool e anti-histamínico também deve ser evitado, pois prejudica o estado de alerta do paciente.
Então, é sempre muito importante conversar com o seu médico para que não haja dúvidas e nem reações adversas, sendo elas leves, moderadas ou graves.
Qual remédio não pode misturar com álcool?
De maneira geral, não é recomendado o uso de nenhum medicamento com álcool, pois os efeitos do remédio podem ser potencializados ou reduzidos, causando prejuízos ao tratamento bem como a saúde do paciente.
Contudo, consulte seu médico para ter certeza se é possível ou não ingerir bebidas alcoólicas enquanto faz uso de cada medicamento específico.
Interações álcool e medicamentos – principais dúvidas
– Pode misturar dipirona com álcool?
Essa mistura não é recomendada, pois o efeito do álcool pode ser potencializado.
– Pode tomar antialérgico e beber cerveja?
Não. A mistura dessas duas substâncias aumenta o efeito sedativo. Assim, podendo causar desequilíbrio, tonturas, sonolência e dificuldade de concentração.
Portanto, o uso dessas duas substâncias juntas deve ser evitado.
– O que acontece se tomar calmante e beber?
Os calmantes atuam no sistema nervoso central (SNC). Desse modo, a mistura desses medicamentos com bebidas alcoólicas pode acarretar o efeito sedativo, em casos mais graves, podendo levar a pessoa ao coma ou gerar insuficiência respiratória.
– O que acontece se beber tomando antibiótico?
O uso do antibiótico não será efetivo, pois o álcool acelera a saída do medicamento do organismo.
– Pode beber tomando anti-inflamatório?
Não. Essa interação medicamentosa não é indicada porque a bebida alcoólica aumenta a eliminação do medicamento do corpo. Assim, acarretando na diminuição do efeito.
Além disso, pode haver uma sobrecarga do fígado, pois ambos são metabolizados no órgão.
– Nimesulida e álcool: pode ou não pode?
Não. O uso dessa substância com bebidas alcoólicas não é recomendado, pois a mistura pode causar danos ao fígado, aumentando a chance de ocorrer reações hepáticas.
Não se aconselha a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento.
– Pode tomar remédio para dor de cabeça depois de beber?
Através de mecanismos biológicos, o álcool exerce ação diurética, assim, acaba eliminando mais rapidamente o medicamento do organismo, ou seja, a eficácia será comprometida. Isso porque o medicamento será eliminado do organismo em um tempo menor, diferente do tempo que seria eliminado sem a ingestão de bebida alcoólica.
“O uso concomitante de analgésico e/ou anti-inflamatório com álcool pode causar irritação gástrica. Portanto, é muito importante saber que não é recomendado o uso concomitante de medicamentos de um modo geral com bebidas alcoólicas”, explica a farmacêutica.
– Posso tomar cerveja usando prednisona?
Não. De acordo com a bula do medicamento, “os efeitos dos anti-inflamatórios não esteroides ou do álcool, somados aos dos glicocorticoides, podem resultar em aumento da incidência ou gravidade de úlceras gastrintestinais”.
Desse modo, não é indicado o consumo de cervejas ou outras bebidas alcoólicas durante o tratamento com esse medicamento.
– Álcool corta o efeito do anticoncepcional?
Sim. O álcool acelera a eliminação dos anticoncepcionais do corpo (sejam eles orais ou injetáveis). Assim, a mulher pode achar que está protegida, mas não estar mais, correndo o risco de engravidar.
O ideal é reduzir o consumo de álcool ao menos durante os seis primeiros meses de uso do anticoncepcional.
Baixe o e-book gratuito sobre interação medicamentosa com anticoncepcional clicando AQUI.
– Quem toma antidepressivos pode beber?
Não. A mistura de remédios antidepressivos e bebidas alcoólicas podem aumentar as reações adversas e o efeito sedativo, além de diminuir a eficácia dos medicamentos.
Isso porque eles são medicamentos que vão diretamente para o sistema nervoso central. Desse modo, o álcool aumenta o efeito do medicamento, deixando a pessoa mais estimulada e após algumas horas, deixa o paciente se sentindo muito pior, potencializando fatores como a ressaca e a preguiça.
Leia também: 10 mitos e verdades sobre o uso de antidepressivos
– Bebida alcoólica e remédios tarja preta: é perigoso?
Sim, pois a mistura normalmente aumenta as reações adversas e o efeito sedativo, bem como diminui a eficácia dos medicamentos.
Entenda o que significam as tarjas dos medicamentos clicando AQUI.
– Se tomar remédio de pressão pode beber cerveja?
Não. O álcool pode causar efeitos aditivos em diminuir a pressão arterial. Assim, o paciente pode sentir dores de cabeça, vertigem, tonturas, desmaios, alterações no pulso e na frequência cardíaca.
Contudo, tais sintomas são mais susceptíveis no início do tratamento, após uma mudança da dose, ou quando o tratamento é reiniciado após uma interrupção.
Posso beber tomando corticoides?
Não. O medicamento é derivado do colesterol, ou seja, tem muita gordura e é metabolizado de forma mais lenta. A bebida pode atrapalhar o efeito esperado pelo médico, não sendo indicado o uso concomitante.
Posso beber enquanto uso analgésicos e anti-térmicos?
Não. A bebida alcoólica corta o efeito do medicamento dependendo da molécula que são formados. No caso do paracetamol e da dipirona, que são substâncias bastante conhecidas, a velocidade de eliminação do medicamento do sangue vai ser mais rápida com a bebida. Portanto, o efeito será menor.
Conclusão
Considerando os diversos tipos de medicamentos abordados aqui, vimos que não é indicado o consumo de bebidas alcoólicas durante o uso de medicamentos.
Isso porque a mistura dessas substâncias pode causar danos a saúde do paciente, aumentando ou diminuindo o efeito dos medicamentos, causando tontura, sonolência, reações hepáticas, entre outros sintomas; bem como causar prejuízos ao tratamento.
Contudo, sempre consulte seu médico sobre a possibilidade de ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento da sua enfermidade.
Fotos: Shutterstock
Fonte: Guia da Farmácia
Mais conteúdos sobre álcool x medicamento
Não se automedique, consulte um profissional de saúde.
#Oqueacontecesetomarcalmanteebeber #álcoolcortaefeitoremédioanticoncepcional #álcooleantiinflamatório #álcooleremédiotarjapreta #efeitos #possotomarcervejausandoprednisona #alcooleantibiotico #álcooleremédiodepressão #Oqueacontecesemisturarantibióticocomálcool #interaçãoálcoolemedicamentos #Podetomarantialergicoebebercerveja #álcooleremédiofazmal #álcoolremédio #Qualremédionãopodemisturarcomálcool #álcoolcortaefeitoremédioanticoncepcionalinjetavel #quantashorasdepoisdebeberpossotomarremédio #Qualremédionãopodetomarcomálcool #Podebebertomandomedicamento #nimesulidaeálcool #remediotarjapretapodebeber #bebidasalcoolicas #podebebertomandoantiinflamatório #alcooleanticoncepcional #Podetomaribuprofenoebeber #oqueacontecesebeberálcooltomandoremedio #álcoolcortaefeitoderemédio #dipironaeálcool #tomeiparacetamolpossobeberdepoisdequantashoras #dexametasonapodebebercerveja #podetomarremédioparadordecabeçadepoisdebeber #medicamentos #Podemisturardipironacomálcool #misturarálcoolcomremédio #Oqueacontecesebebertomandoantibiótico #álcooltiraefeitoderemédio #beberetomarmedicamento #álcooleremédiocontrolado
Comments