Pelo segundo ano consecutivo, a IQVIA realiza o Consumer Health Conference. O evento, realizado em São Paulo, ontem (10/10), revela alguns dos principais resultados e projeções para o mercado de consumo no canal farma – incluindo os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), produtos de Higiene & Beleza (H&B), entre outros.
O global general manager consumer health da IQVIA, Prasanna Pitale, deu início à programação falando sobre o mercado global de OTC (Over The Counter, sigla em inglês para os MIPs). De acordo com ele, os países em desenvolvimento são os principais impulsionadores do mercado.
O Brasil contempla o maior mercado dentro da América Latina e, após uma recessão, começa a ver os resultados de um novo aquecimento do setor. As estimativas da IQVIA revelam que o mercado global de MIPs poderá crescer cerca de 6% no próximo ano.
Em seguida, o vice-presidente RWAS & Technology da IQVIA, Sydney Clark, dividiu todo o mercado de Consumer Health no Brasil para explicar como acontece o crescimento de cada área. Os MIPs, por exemplo, têm pouca capacidade de inovação e novos produtos, ganhando mercado em volume e preço/mix.
Já o H&B massivo tem os lançamentos como seu principal agente de crescimento. No MAT* ago-18, a preço consumidor em reais, de um total de R$ 934 milhões, R$ 454 milhões foram de lançamentos, R$ 228 milhões em preço/mix e 252 milhões em volume.
“Os lançamentos são muito maiores nesse segmento por uma questão quase que lógica. É um mercado não regulado, então as empresas conseguem desenvolver novos produtos a todo momento”, frisa ele.
Entre as regiões com maiores mercados de Consumer Health, em primeiro lugar está o Sudeste. A grande surpresa é o Nordeste que, com crescimento de 15%, passou o Sul e tornou-se o segundo maior mercado. Em seguida estão: Sul, Centro-Oeste e Norte.
O associate director Consumer Health, Rodrigo Kurata, mostrou quais são os MIPs mais vendidos no Brasil, por patologia:
Dor e Febre;
Gripe, Tosse, Dor de Garganta;
Dores Menstruais;
Azia e Má Digestão;
Nariz Entupido, Lubrificantes Nasais;
Alergia;
Dores Abdominais;
Gases ou Inchaço Abdominal;
Vitaminas;
Cuidado para Olhos;
Intestino Preso;
Diarreia;
Tratamento de pele;
Tônicos e Estimulantes;
Perda de Peso.
Além disso, uma pesquisa da IQVIA revelou que boa parte das pessoas (44%) vai à farmácia comprar um MIP quando sente algum sintoma não preocupante. O principal motivo para ir direto ao ponto de venda (PDV) e não procurar um médico antes é já conhecer os sintomas e saber como lidar com o problema.
*MAT significa Moving Annual Total (Movimento Anual Total, em português)
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