No próximo dia 27 de novembro, no Centro Cultural Rio Verde, em São Paulo, será realizado o lançamento da turnê do Coletivo #PodeContar, primeiro coletivo de pessoas dispostas a mudar o cenário da depressão no Brasil. O intuito é abordar a empatia como uma forte aliada para romper o silêncio e incentivar a busca pelo diagnostico adequado.
De acordo com dados da Federação Mundial para a Saúde Mental, mais de 70% dos indivíduos com depressão não falam ou conversam sobre a doença porque sentem vergonha de serem julgados e receio de sofrerem preconceitos. Na ocasião, o coletivo conduzirá um debate sobre a importância do estímulo da quebra do paradigma da depressão para engajar as pessoas a contarem sobre a doença para alguém de confiança, ressaltando também a importância do papel de quem pratica a empatia e está disposto a se colocar no lugar do outro.
A apresentação será aberta ao público e contará com o youtuber PC Siqueira, a cantora e compositora Uyara Torrente, a embaixadora cultural e de causas sociais, Juliana Luna, a criadora do blog Futilidades, Joana Cannabrava, a estilista e consultora de comunicação, Carol Burgo, o criador do portal de conteúdo potencial gestante, Hilan Diener e a educadora parental, Lua B. Fonseca. A presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Carmita Abdo, e o professor titular do Instituto de Psiquiatria e Psicanálise da Infância e Adolescência, Dr. Kalil Duailibi, também participarão do debate.
Serviço: Coletivo #PodeContar Data: 27/11 Local: Centro Cultural Rio Verde Horário: 15h às 19h Endereço: R. Belmiro Braga, 119 – Pinheiros (SP) Entrada franca
Fonte: Guia da Farmácia Foto: Shutterstock
Comments