Ter um layout adequado é essencial para que a experiência de compra seja melhor e, consequentemente, aumente as vendas. O primeiro ponto a ser pensado é sobre a legislação específica para o canal farma.
De acordo com a gerente de marketing da Metalfarma, Camila Dalmédico, é necessário ter bordas de PVC em todos os móveis de madeira, acabamento arredondado, para não deixar quinas à mostra, medidas exclusivas para a ergonomia de um profissional que atua no caixa ou no balcão.
Mas, além das especificações obrigatórias, o varejista deve pensar em ter mobiliário e apelos visuais que ajudem o consumidor na hora da compra. “Quando analisamos uma loja, os fechamentos do paredão causam algumas dificuldades no momento de aumentar a compra por impulso, perde-se, praticamente, um módulo de venda, quebra-se a categoria e a subcategoria, visualmente há uma barreira. O shopper está comprando, chegou a um determinado ponto, ele para, não tem a visão completa. Em outro ponto, há uma visualização melhor, por certo, há um melhor Gerenciamento por Categorias (GC)”, exemplifica Camila.
Outro ponto que facilita a jornada do consumidor e para gerar compra por impulso, é ter um mobiliário que não engesse a loja. É fundamental ter mobilidade, tirar um módulo para blister do balcão e colocar na parede, caso o layout precise ser refeito.
Organização da loja – algumas categorias de maior rentabilidade:
Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs)
Separar por cores e dentro das cores, por patologias e, por fim, agrupar os medicamentos.
Mobiliário de aço, que permita flexibilidade e alterações rápidas.
Dermocosméticos
Fechamentos são necessários porque as marcas não gostam de ser expostas umas ao lado das outras.
Tudo deve ser pensado pra facilitar a negociação com a indústria.
Espaços disponíveis para a comunicação visual, daqui, saem todas as comunicações visuais, com mobiliário de madeira e iluminação própria com fio de LED.
Acessórios
É muito importante que eles sejam móveis de aço, flexíveis para a loja.
Clip stricks possibilitam aumentar a área de venda.
Bomboniere
A área de checkout deve ser bem organizada, para facilitar que o consumidor encontre os produtos, provavelmente, ocasionando aumento nas vendas.
O checkout deve ser estruturado com materiais de ponto de venda (PDV) que funcionam como “berços”, para destacar o posicionamento do produto e aumentar a visibilidade de cada categoria ou de uma marca específica.
Como se trata de um estabelecimento de saúde, é recomendável que os produtos que trazem algum benefício para a saúde sejam a maioria e tenham destaque.
Outras opções que se encaixam bem no espaço são: blisters de MIPs, chocolates, balas, balas de gelatina, gomas de mascar, barras de cereais e proteína, entre outros.
Por: Guia da Farmácia edição 306 – Por Lígia Favoretto Foto: Shutterstock
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