top of page
Foto do escritorPRYMME DISTRIBUIDORA

Indústria da beleza amplia share no varejo farma na feira da Abradilan

A indústria da beleza mira suas ações de vendas para farmácias e drogarias e usa a Abradilan Conexão Farma como plataforma de negócios. Esse movimento se justifica com diversos números de mercado. Um estudo do IQVIA, divulgado pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) em fevereiro último, durante encontro com representantes da beleza capitaneados pela Beauty Fair, uma das principais feiras de cosméticos do mundo, aponta que 32% das vendas totais do varejo farma em 2018 no País, que contabilizaram um faturamento de R$ 120,3 bilhões, foram provenientes de não-medicamentos, especialmente produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC).

Uma outra pesquisa da Mintel corrobora ainda mais com o otimismo dos representantes da beleza. Nela, as farmácias surgem como o segundo canal preferido de compras de cosméticos e perfumaria, por quase seis em dez consumidores (58%). Por isso mesmo, a 15ª Abradilan Conexão Farma, entre os dias 19 e 21 de março, em São Paulo, surge como uma boa oportunidade para que a indústria do setor avance com as suas vendas no varejo farmacêutico.


Representantes da indústria beleza na feira da Abradilan

Desde 2017, a Dailus considera o varejo farma como um canal estratégico, afinal, 44% das vendas de maquiagens e esmaltes ocorrem nas farmácias. “Encerramos 2018 com avanços significativos e já trabalhamos com as principais redes associativistas. Mas enxergamos que podemos evoluir muito nesse canal, e, para 2019, temos duas prioridades: continuar o trabalho de expansão e consolidação das parcerias firmadas e dar início ao processo de expansão aos grupos de farmácias independentes, que, isoladamente, concentram 25% desse mercado”, explica a gerente nacional de vendas da Dailus, Samir Silva.

Segundo Silva, todos os skus das categorias de maquiagens e esmaltes da Dailus estão disponíveis para o canal farma. Porém, como diz ele, o ideal é analisar em conjunto com os parceiros o mix de produtos mais adequado para cada tipo de negócio e formato de loja. “Por isso, além de contribuir para a visibilidade da marca, a feira da Abradilan nos proporciona um ótimo momento para networking, pois temos a oportunidade de estreitar o relacionamento com clientes, além de potencializar a geração de novos negócios”, afirma.

Expectativa de bons negócios

O diretor-presidente da Nupill, Roberto Vaz, também ressalta o crescimento do varejo farmacêutico nos negócios da companhia. “Nosso principal canal de vendas é a perfumaria. Mas nos últimos anos o farma vem crescendo e diminuindo essa diferença. Hoje ele já representa 35% das nossas vendas”, diz o executivo da empresa, que disponibiliza seus produtos nas farmácias desde 2007.

Vaz diz que começou a investir no canal farma após perceber a mudança no comportamento das redes, que melhoraram o mix e passaram a disponibilizar um espaço cada vez maior aos cosméticos. “Além disso, elas passaram a trabalhar com uma margem mais adequada e a competir com o canal alimentar, principalmente com as marcas multinacionais. Agora, acredito que o canal farma vai dedicar um esforço para conseguir aumentar o mix de marcas regionais, para equilibrar as margens na categoria de cosméticos, competindo com as perfumarias”, afirma o executivo.

Novata no canal farma, onde estreou no ano passado, a Professional Donna, marca de varejo da Itallian Hairtech, empresa de referência entre os cabeleireiros profissionais, está muito otimista com o desempenho em 2019. “Nesse cenário de expansão da marca, o papel dos distribuidores da Abradilan será fundamental. Eles têm a expertise e logística necessárias para ganharmos escala”, explica o gerente de marketing, Décio Alcântara, que prevê um incremento de 30% de seus produtos no varejo. “Na feira, conseguimos unir a indústria, o distribuidor e as farmácias e drogarias para a formação de parcerias e o fomento de negócios que contribuem com toda a cadeia”, finaliza Alcântara.


Serviço: 15ª Edição Abradilan Conexão Farma

Data: 19 a 21 de março 2019 Horário: 14h00 às 21h00 Local: Expo Center Norte Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000 Informações: contato@abradilan.com.br A Abradilan disponibilizará de forma rotativa e em todo o período do evento, transfers entre a estação Tietê do metrô e o Expo Center Norte (trajeto estimado em 10 minutos).

Fonte: Guia da Farmácia Foto: Shutterstock

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page