A Hypera Pharma acabou de anunciar os resultados referentes ao ano de 2018. Entre os destaques estão a margem EBITDA de 35,4% no ano passado, com alta de 0,2 ponto percentual em relação ao período anterior; o fluxo de caixa operacional recorde de R$ 1.066,5 milhões, com crescimento de 14,4% no período; o crescimento de 17,1% no lucro líquido, que atingiu R$ 1.129,6; o lançamento de 70 novos produtos em 2018, sendo 36 no quarto trimestre do ano passado; e o Índice de Inovação de 31% no neste intervalo.
O desempenho em Similares e Genéricos foi impulsionado pelo crescimento do mercado e, sobretudo, pelas iniciativas da Companhia para aumento da capacidade de produção ao longo do ano, tais como o aumento dos turnos, a implantação da escala 6×2 em algumas linhas de produção e os investimentos em novos equipamentos. Foram destaques no ano as marcas líderes de similares Neosoro, Doralgina, Histamin e Flavonid.
Já em Produtos de Prescrição, o crescimento foi beneficiado pelos lançamentos recentes, tais como Colflex e Ofolato, mas também foi impactado pelo aumento da competição no mercado de Vitamina D ao longo do ano, no qual a Hypera Pharma é líder absoluta de mercado com a marca Addera D3.
Em Consumer Health, já foi observado o efeito positivo de algumas extensões de linha de marcas tradicionais, como Maracugina, Tamarine e Biotônico Fontoura, além do reposicionamento de Miorrelax. Apesar disso, o crescimento em 2018 foi impactado pelo crescimento mais moderado do mercado de antigripais, no qual a Companhia também é líder com marcas tradicionais, como Benegrip e Coristina D.
Projeções da Hypera Pharma para 2019
Para este ano, a companhia possui diversas iniciativas para a aceleração do crescimento nos mercados de Vitamina D e antigripais, que compreendem lançamentos de novos produtos, investimentos em marketing e ações no ponto de venda. É importante mencionar que aproximadamente 80% do pipeline de inovação da Hypera Pharma está relacionado a Produtos de Prescrição e Consumer Health, o que deve impulsionar o crescimento da Companhia nesses mercados no médio prazo. Para 2019, as expectativas são de que o lucro líquido cresça 8,44%, atingindo R$ 1.225,0 milhões.
As recentes melhorias operacionais, incluindo o aumento da capacidade fabril e maior eficiência logística, permitem que a Companhia coloque em prática iniciativas para otimização de capital de giro, que será uma das prioridades para o ano de 2019. Isso contribuirá para que a Hypera Pharma concentre seus investimentos em Capex e inovação, que são essenciais para o crescimento sustentável no médio e longo prazo.
Inovação e lançamentos
Os avanços em inovação em 2018 foram os mais relevantes da história da Hypera Pharma. Os investimentos totais em inovação, pesquisa e desenvolvimento, incluindo o montante capitalizado como ativo intangível, cresceram 33,0% e superaram a marca dos R$ 180 milhões, montante bastante expressivo para o mercado farmacêutico brasileiro. O índice de inovação, correspondente ao percentual da Receita Líquida proveniente de produtos lançados nos últimos cinco anos, evoluiu ao longo do ano e alcançou 31% no 4T18.
O ano de 2018 também marcou o primeiro ano integral de operação do Hynova, centro de inovação da Companhia que conta com tecnologia de ponta, mestres e doutores dedicados à inovação, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O Hynova já opera hoje com 100% de sua capacidade e vem colaborando, junto com as iniciativas de Business Development, para o incremento do pipeline de inovação, que encerrou o ano de 2018 com mais de 330 projetos que fomentarão o crescimento sustentável da Companhia no médio e longo prazo.
Em 2018, foram 70 lançamentos de novos produtos, sendo 36 realizados no 4T18, um recorde para a Companhia. Entre os destaques do 4T18, pode-se ressaltar o Ofolato Ferro em Produtos de Prescrição, suplementação para gestante com anemia ou necessidade de suplementação de ferro.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
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