top of page
Foto do escritorPRYMME DISTRIBUIDORA

Câmera UV mostra os efeitos da radiação solar na pele

As pessoas que passarem pelo shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro (RJ), até o dia 31 de outubro, poderão conferir os danos que a exposição ao sol vem causando em seu rosto ao longo dos anos. Um equipamento com uma câmera ultravioleta (UV) acoplada foi instalada no local. Dessa forma, o público poderá tirar uma foto, gratuitamente, para ver a situação real de sua pele. A ação faz parte do movimento Sinta Sua Pele, desenvolvido pela FQM Melora, fabricante do protetor solar Heliocare.

O médico dermatologista especialista em fotoproteção, Dr. Sérgio Schalka, explica que o efeito da radiação no DNA das células causa vários prejuízos a longo prazo. “As pessoas lembram muito da proteção solar quando estão na praia ou na piscina, mas a maior parte dos danos vem do dia-a-dia”, afirma. De acordo com o médico, a ausência de vermelhidão ou queimaduras após a exposição solar não é um indicativo de que a pele não foi afetada. “Muitas vezes a pessoa, por não ter se queimado, acha que está tudo bem, mas não está. A conta ao longo da vida pode não ser sentida imediatamente, mas lá na frente fica muito alta”, explica.

Os perigos da radiação solar sem proteção

Entre os danos estão o envelhecimento precoce e o câncer de pele. “Mais de 70% do envelhecimento da pele do rosto têm a ver com a exposição a radiação solar e não com a idade da pessoa”, afirma o Dr. Schalka. “Outro ponto importante é a incidência de câncer de pele, o mais comum do organismo humano. De cada três cânceres no mundo, um é de pele, que tem como principal fator desencadeante a exposição ao sol”, alerta.

Além disso, ele ressalta que o uso do protetor solar é aliado também dos tratamentos do melasma, que é o surgimento de manchas escuras na pele, mais comum em mulheres entre os 20 e os 50 anos, e de acne. “Além da proteção tópica através de cremes, loções ou spray, atualmente tem se combinado também o uso do fotoprotetor oral. Assim, reduzindo os efeitos da radiação solar nas células”, afirma o especialista.

O movimento Sinta Sua Pele foi lançado durante o 74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado em setembro no Rio de Janeiro (RJ), e agora chega, pela primeira vez, à população em geral.

Movimento Sinta Sua Pele

Data: de 17 a 31 de outubro Local: Shopping Rio Sul – Rua Lauro Müller, 116, Botafogo – Rio de Janeiro (RJ)

Foto e fonte: FQM Melora

1 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page