A iniciativa do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) em criar uma área no portal especialmente para receber as prescrições ilegíveis já tem mostrado bons resultados. Após a entidade começar a encaminhar ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) as prescrições ilegíveis, a entidade informa que já foram assinados 11 Termos de Ajustamento de Conduta com médicos e instaurados dois processos éticos.
Para o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, a parceria e iniciativa do Cremesp foram muito importantes para a obtenção dos primeiros resultados. “Aproveito para agradecer, publicamente, ao presidente do Cremesp, Dr. Mario Jorge Tsuchiya, pela acolhida e pelas ações realizadas pela instituição. Mais do que os farmacêuticos, a prescrição legível ajuda os pacientes, que receberão o medicamento correto, na dose exata e no momento necessário, sem atrasos ou outros percalços. De nossa parte, fica registrado esse agradecimento e a expectativa de continuidade nas ações”.
Para enviar uma prescrição ilegível, o farmacêutico deve preencher um formulário no portal do CRF-SP (www.farmaceuticosp.com.br/prescricoesilegiveis/), digitalizar ou fotografar a prescrição, e efetuar o upload. Após o recebimento, o CRF-SP encaminhará as informações ao Conselho Regional pertinente para que, em parceria, e por meio dos dados obtidos, sejam promovidas ações educativas e preventivas junto aos profissionais de saúde, e para a população em geral. O CRF-SP ressalta que será mantido o sigilo sobre o reclamante e que este encaminhamento não tem o caráter de denúncia.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
Comments