O Brasil está entre os países com maior volume promocionado, chegando a 40,1% do valor comprado em promoção no primeiro trimestre de 2017, segundo estudo da Kantar Worldpanel. Em seguida, estão a Argentina (40%) e o Reino Unido (38%). As promoções estão presentes em um quarto das ocasiões de compra e 80% dos consumidores afirmaram ter comprado algum item no último trimestre somente por estar com desconto.
Para mais da metade (55%) dos shoppers, promoção é o principal fator de escolha da loja, sendo as compras de reposição as mais suscetíveis às ações promocionais. Entre as mecânicas mais usadas para produtos de Higiene & Beleza (H&B), estão o desconto de preço (62%); Promoção 2 x 1 (17%); Multipacks (14%); Produto Grátis ou com brinde (4%); e Leve mais Pague Menos (3%).
Ainda de acordo com a pesquisa da Kantar, a maioria dos shoppers consome mais quando compra mais. De todos os entrevistados, 79% aumentaram o seu consumo de sabonete e 78% de xampu ao comprar mais unidades. Em H&B, as promoções que mais incrementam a cesta são as multipack e 2 x 1.
Ao pesquisar sobre o desconto ideal (a partir de qual porcentagem o consumidor já passa a comprar determinado produto), revelou-se que os produtos de H&B podem trabalhar descontos menores, gerando volume e diminuindo o impacto no faturamento. Hoje, são trabalhados descontos de aproximadamente 24%, mas o ideal é entre 10% e 20%. Do total, 63% praticavam valores acima do ideal.
Fonte: Kantar Worldpanel
Foto: Shutterstock
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