Telemedicina, Big Data, aplicativos, simulação com realidade virtual em treinamento de profissionais da saúde e impressões biológicas 3D são algumas das novidades do 40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).
Cerca de sete mil profissionais da saúde de todo o Brasil irão reunir-se, entre 20 e 22 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, em um dos maiores congressos da América Latina. Com cerca de 160 atividades para a área médica, mais de 100 atrações para outros segmentos de saúde e oito convidados internacionais, esta edição terá como destaque a Arena Inovação e Tecnologia, que reunirá startups com projetos para o setor.
Uma das novidades é a apresentação do treinamento de médicos e enfermeiros com realidade virtual para melhorar o atendimento aos pacientes. O Instituto Simutec será o responsável por demonstrar, na prática, como funcionam as simulações. Esta é a primeira empresa brasileira a oferecer o treinamento individual e continuado em procedimentos minimamente invasivos, com cronogramas 100% práticos. A capacitação é oferecida a médicos, residentes e estudantes.
Também no trilho da realidade virtual, o Instituto Simulia demonstra o projeto The Living Heart Project, que possibilita a simulação do coração dos pacientes para que o cardiologista possa projetar e testar com segurança dispositivos e operações, revolucionando o procedimento.
Outra startup que marcará presença no Congresso da Socesp é a TechBalance, detentora de uma tecnologia exclusiva para prevenir quedas de pacientes idosos. O primeiro produto da startup é uma plataforma voltada para a triagem do risco de queda em idosos em ambiente clínico. O teste funciona da seguinte forma: o médico informa os fatores de risco em um aplicativo, coloca uma cinta com um smartphone na cintura do paciente e pede para ele realizar uma série de posturas estáticas e dinâmicas. Ao final do teste, a plataforma faz uma análise do risco de queda, auxiliando o médico a elaborar um plano de tratamento e encaminhamento clínico do paciente.
Telemedicina ganhará notoriedade
Ainda em discussão no Conselho Federal de Medicina (CFM), que prorrogou a data de recebimento de sugestões para o tema até julho, a telemedicina será amplamente debatida durante o Congresso da Socesp. Aplicativos e devices que buscam facilitar o diagnóstico e o tratamento de pacientes, além de startups voltadas ao setor, terão espaço.
Um exemplo é a startup Doutor ao Vivo que apresentará aos participantes uma plataforma que permite a realização da teleorientação, por meio de videoconferência. A plataforma é voltada a clínicas e convênios. “Apesar de a telemedicina ainda não ser aprovada em sua totalidade, é possível, por exemplo, realizar orientações simples, acompanhamento pós-operatório, entre outros”, diz Mauren Ginaldo Souza, um dos responsáveis pela startup. “A Telemedicina já é uma realidade, que precisa ser amplamente debatida para que o limite da sua utilização seja segura para o médico e paciente”, analisa o presidente da Socesp, Dr. José Francisco Kerr Saraiva.
Serviço: 40º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp)
Data: 20 a 22 de junho
Local: Transamérica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Acesso pela Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), Ponte Transamérica
Informações: http://socesp2019.socesp.org.br/
Fonte: Guia da Farmácia Foto: divulgação
Comments