Engana-se quem pensa que o alongamento é apenas para aqueles que fazem atividades físicas. A prática oferece diversos benefícios para o corpo e mente, especialmente em tempos de isolamento social, quando as pessoas tendem a se exercitar menos.
Quando se realiza os movimentos de forma correta, o alongamento contribui para o relaxamento e alívio de tensão muscular, oferecendo uma postura melhor e potencializando a flexibilidade do corpo.
A ação aumenta o fluxo sanguíneo da região trabalhada, auxiliando na oxigenação do tecido muscular e redução de dores. Por conta disso, é recomendado realizar a prática antes ou após atividades físicas, evitando, assim, lesões acarretadas por exercícios.
Para quem deseja se alongar, confira algumas dicas de movimentos para se fazer em casa:
Alongamento cervical Você deve inclinar a cabeça para o lado direto e depois para lado esquerdo.
Alongamento do antebraço Posicionando seu braço direito à frente, você deve segurar seus dedos para baixo com a mão esquerda, deixando seu cotovelo em linha reta. Em seguida, faça o mesmo com o braço esquerdo.
Alongamento da coluna Sentado em uma cadeira, você deverá flexionar sua coluna à frente e abraçar seus joelhos.
Relaxamento da coluna Ajoelhado, você irá se apoiar em seus próprios calcanhares e relaxar.
Extensão total do corpo Após espreguiçar todo o corpo, eleve seus braços e fique na ponta dos pés, alongando seus músculos.
Viu como é fácil? Mas para que dê resultado é importante manter a frequência na realização dos alongamentos. A regularidade deixa o músculo mais forte, alivia a tensão, responsável por dores de cabeça, nas costas e no pescoço, além de deixar os movimentos mais soltos e leves para encarar o home office durante a quarentena. Lembrando que: como para qualquer atividade física, você deve seguir todas as orientações e instruções de segurança, atentando-se à correta execução dos exercícios para respeitar sua condição física e sua saúde.
Fonte: TotalPass
Comments