Atletas, ou não, diversas pessoas sofrem diariamente com dores nos joelhos, ombros e cotovelos. As dores são frequentemente causadas pela osteoartrite (OA), uma doença crônica associada a lesões na cartilagem e tecidos, caracterizada por dores, rigidez e perda de função.
“A osteoartrite pode ser causada pelo avanço da idade, pela obesidade, por traumas na área, por fraqueza muscular e também por mal alinhamento”, afirma a médica e especialista em fisiatria pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação(ABMFR), Dra. Pérola Papler.
Entretanto, a incidência em pessoas obesas é maior, devido a obesidade ser uma das maiores fontes do processo inflamatório do corpo. “De acordo com pesquisas, com a perda de apenas cinco quilos, o risco de desenvolver OA diminui em até 50%”, complementa a Dra. Pérola.
Além disso, outras atitudes podem auxiliar na prevenção deste quadro. “Praticar atividade física é essencial para evitar a osteoartrite, porém, não apenas nas atividades programadas, como ir a academia, mas nas atividades cotidianas. Tenha um estilo de vida mais ativo, coloque seu corpo em movimento subindo escadas e caminhando entre as obrigações do dia a dia”, afirma o professor de educação física e especialista em treinamento para atletas profissionais, Márcio Atalla.
Manter o corpo em movimento
“Com o tempo, o ser humano deixou de se exercitar e cada vez passamos mais tempo sentados. Esqueça a uma hora que você passa na academia. Para cuidar da nossa saúde e evitar doenças como a osteoartrite precisamos nos movimentar durante o dia, fazendo intervalos nas dez, 12 horas que passamos sentados diariamente”, complementa o educador físico.
Não existe cura para a osteoartrite. Entretanto, praticar atividade física específica, controlar o peso, fortalecer a musculatura e tomar colágeno em cápsulas podem diminuir as dores e possibilitar uma vida mais ativa a quem tem a doença. “A ingestão de colágeno em cápsulas melhora a qualidade de vida do paciente e diminui o a perda da mobilidade”, afirma a Dra. Pérola.
A médica também destaca que o segredo é prevenir. “Não deixe para cuidar da doença depois dela aparecer. Comece a tomar colágeno antes de ter dores e de ser diagnosticado”, diz.
Colágeno ultra hidrolisado para as dores da osteoartrite
Dessa forma, a R9C Sterifarma, apresentou ontem (25/09), em São Paulo (SP), o colágeno ultra hidrolisado, Genacol, que chaga ao Brasil este mês. O suplemento alimentar à base de colágeno possui a tecnologia AminoLock, que proporciona maior absorção da proteína pelo organismo. Assim, estimulando a produção natural da proteína pelo corpo e minimizando as dores nas articulações.
O colágeno ultra hidrolisado proporciona uma melhor absorção pelo corpo pelo menor peso molecular. De acordo com a mestre em fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e gerente cientifica da R9C Sterifarma, Adriana Costa, o colágeno está presente em todo o corpo, mas a queda em sua produção se acentua com a idade. “A partir dos 30 anos a produção de colágeno cai 1% ao ano”.
Para auxiliar, Atalla também deu dicas para aliviar a osteoatrite através de mudanças no estilo de vida, como a prática de exercícios realizando os movimentos de maneira correta. “Evite exercícios de muito impacto. Prefira atividades como o pilates, a musculação e o treinamento funcional para fortalecer a musculatura e auxiliar nas dores através do fortalecimento”, conclui.
O colágeno ultra hidrolisado em cápsulas, Genacol, já está disponível nas farmácias e drogarias.
Foto: Paula Zorzi
Fonte: Guia da Farmácia
Comments