De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, 388 pessoas morrem diariamente em decorrência da hipertensão ou de causas relacionadas à doença, que é diagnosticada em 24,7% da população. Mas entre os que têm menos de 70 anos, essa realidade poderia ser evitada em 37% dos casos.
Na tentativa de reverter esse cenário, farmácias de todo o País vêm reforçando a oferta de serviços clínicos como o de medição da pressão arterial. Dessa forma, como parte dessa preocupação, promoverão avaliações gratuitas entre os dias 23 e 27 de setembro. Mais de mil estabelecimentos deverão participar da campanha contra a hipertensão, encabeçada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) em alusão ao Dia do Coração, que acontece no dia 29.
As campanhas de saúde integram o programa de Assistência Farmacêutica Avançada, que está promovendo uma transformação nas redes brasileiras. Os serviços clínicos nas drogarias são legitimados pela Lei Federal n° 13.021/2014 e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, quase três mil farmácias em 350 municípios, disponibilizam atendimentos clínicos com agendamento prévio e custo acessível.
Para os próximos meses, estão previstas ações sobre revisão de medicação, diabetes e uma campanha de prevenção de câncer de pele, que passou a integrar a programação de 2019.
O conteúdo completo da campanha contra hipertensão e das campanhas de saúde estão disponíveis no link: https://scritta.com.br/wp-content/uploads/2019/02/calendario_campanhas_de_saude_2019.jpg
Foto: Shutterstock Fonte: Abrafarma
Commentaires