A biofarmacêutica Bristol-Myers Squibb lança em junho a campanha Lembre-C, cujo foco é informar e conscientizar a sociedade para os riscos da Hepatite C, especialmente em pacientes coinfectados com os vírus HCV-HIV. Para atingir esta população, a companhia irá promover testes rápidos para HCV e incentivará a prevenção por meio de material informativo a respeito da doença que atinge cerca de 2,5 milhões de brasileiros e que anualmente contabiliza aproximadamente 10 mil novos casos.
A campanha, que se estenderá ao longo do ano, deve atender a população de diferentes regiões do País em parceria com ONGs que contam com profissionais de saúde e pessoas capacitadas para identificar e orientar os grupos que apresentarem resultados positivos nos testes para as duas doenças. A coinfecção por HCV é comum em pacientes com HIV, uma vez que as formas de transmissão são semelhantes. Quando presentes de forma conjunta no organismo, ambas as doenças se tornam mais perigosas, nestes casos a Hepatite C pode evoluir em um curto período de tempo para fibrose e cirrose hepática, ainda mais agressivas, e câncer de fígado. Nesta população observa-se o avanço dos estágios da doença hepática de 12 a 16 anos mais cedo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde pelo menos 3% da população mundial está infectada pelo vírus HCV, aproximadamente 170 milhões de pessoas, enquanto uma média de 34 milhões de pessoas são portadoras do vírus HIV.
Foto: Shutterstock
Comments