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Foto do escritorPRYMME DISTRIBUIDORA

Atenção ao público feminino

O público feminino representa cerca de 65% dos clientes do varejo farmacêutico. “Isso ocorre porque, quando se trata de varejo, o que mais interessa é quem compra a mercadoria, não quem a utiliza. É o que chamamos de shopper e consumer. Crianças são consumidores, mas não são shoppers, porque quem decide o que elas usam são os adultos. O mesmo vale para a terceira idade, em que, muitas vezes, são só filhos os responsáveis pelas compras. Na maior parte desses casos citados, ainda é a mulher quem vai ao ponto de venda (PDV) comprar por terceiros”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Por isso, além de dar atenção às mulheres, é preciso entender que cada cliente possui particularidades e preferências. Diante disso, a Nielsen desenvolveu uma pesquisa, analisando três grupos de produtos: bebidas alcoólicas, mercearia (de consumo imediato) e itens de beleza. O estudo relacionou as mulheres em três perfis:

Despojada: representa 16,7% do público feminino e gasta 82% acima da média das mulheres com produtos de teor alcoólico e com frequência 60% maior.

Prática: um pouco mais da metade (56,4%) das mulheres, gasta 23% a mais em produtos de mercearia de rápido consumo, como salgadinhos e refrigerantes em lata e com frequência 21% maior.

Vaidosa: é a principal cliente das farmácias e drogaria. Representa 36,4% da população feminina e gasta 48% acima da média das mulheres com produtos de cuidado pessoal, com frequência 17% maior. Essa mulher tem entre 19 e 35 anos de idade e está localizada, principalmente, no Nordeste, Leste e na Grande São Paulo. Costuma comprar mais no meio da semana e, de preferência, nos canais porta a porta, perfumaria e farmácia.

A mulher deste perfil é engajada por promoções bem efetuadas, como xampu maior com condicionador menor. Neste exemplo, acredita-se que o xampu acaba mais rápido, então consegue perceber o custo-benefício desse tipo de embalagem.

Fonte: Essencial – edição 94 – reportagem de Flávia Corbó e Vivian Lourenço Foto: Shutterstock

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