A categoria de Hair Care é essencial no universo de Higiene & Beleza (H&B). Os produtos, que atingem quase 100% da população, têm uma infinidade de produtos desde xampus até itens de tratamento especiais. Atualmente, 31,4% do mercado é dos xampus; seguido de tratamentos (24,7%); colorir/descolorir (20,9%); condicionadores (18,4%); permanente e alisante (2,7%); e fixadores (2%), de acordo com dados do estudo Caderno de Tendências 2014 – 2015, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Exatamente por sua importância, é imprescindível que o ponto de venda (PDV) seja organizado da maneira correta. Os xampus, por serem os mais buscados, devem ser posicionados no fim da gôndola, logo após as colorações e os itens de pós-xampu.
Assim, o público é atraído, passando por todas as outras categorias, segundo dados da Mind Shopper. Os blocos e as marca devem ser posicionados a partir das de maior valor agregado, para as de menor valor, dando destaque aos itens de uso mais específicos.
Já os pós-xampu são localizados entre as tinturas e os xampus, devido o seu maior valor agregado. É aconselhável posicionar os itens e marcas a partir daqueles de maior valor agregado (e menor giro) para os de menor valor agregado (e maior giro).
Por fim, as tinturas e as colorações são divididas conforme suas subcategorias (permanentes, tonalizantes, em pós, rejuvenescedores, entre outras). Destacam-se as marcas em cada bloco, finalizando com a disponibilidade de cores dentro de cada marca.
Fonte: Revista Essencial 103 (novembro 2017) – reportagem de Laura Martins Foto: Shutterstock
Comentarios